A insônia pode ser de curto prazo ou crônica. Insônia de curto prazo geralmente dura menos de um mês e está muitas vezes ligada a algum fator estressante recente. A insônia crônica , o que é menos comum que a insônia de curto prazo, é uma condição permanente que não parece ficar melhor ao longo de um período de meses. A insônia crônica é geralmente um sinal de outro problema mental ou emocional .
Causas
A causa mais comum da insônia é o estresse. O estresse do trabalho, perda de um ente querido, perda de um emprego , divórcio ou qualquer outra grande crise de estresse pode fazer dormir mais difícil. Outras causas podem incluir mudança recente em um turno de trabalho, hábitos de sono ruim , problemas respiratórios , falta de exercício , depressão e ansiedade .
Sintomas
sintomas de insônia incluem dificuldade em adormecer , dificuldade em manter o sono e acordar muito cedo pela manhã. É muitas vezes os efeitos diurnos , tais como dificuldade de concentração , perturbações da memória , falta de coordenação e irritabilidade, que levam os doentes a procurar tratamento.
Tratamento
tratamentos para a insônia vai quase sempre começam com a identificação ea correção da causa subjacente para a dificuldade em dormir . Outras recomendações para as pessoas com insônia incluem melhores hábitos de sono , tais como evitar a cafeína e outros estimulantes antes de dormir , evitando cochilos diurnos , ir para a cama ao mesmo tempo cada noite , acordando ao mesmo tempo todas as manhãs e fazer exercícios regularmente .
Se o tratamento das causas subjacentes e mudanças de comportamento ainda não são suficientes, o médico pode prescrever um auxílio para dormir prescrição por um curto período de tempo. Estes medicamentos tendem a ser hábito-formando e não deve ser utilizado a longo prazo.
Fatores de Risco
Existem alguns grupos de pessoas que parecem ser mais propensas a sintomas de insônia do que outros. Estes grupos incluem os viajantes freqüentes , idosos , estudantes, trabalhadores por turnos , gestantes e mulheres na menopausa . Pessoas com problemas médicos, tais como apnéia obstrutiva do sono , insuficiência cardíaca congestiva , síndrome de dor crônica , doença do refluxo ácido , doença de Parkinson e doença de Alzheimer também tendem a ter uma maior instância de sintomas de insônia .