casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Doença Mental Geral
Quais são as características de um grupo involuntário?
Grupos involuntários consistem em pessoas que nascem no grupo com base em características que não escolheram. As principais características de um grupo involuntário são mencionadas abaixo:
-
Ascrição :Os grupos involuntários baseiam-se em status atribuídos, que são características que os indivíduos não escolheram e não podem alterar; muitas vezes são características físicas, biológicas ou sociais, como raça, género ou origem familiar.
-
Categorização :As pessoas são categorizadas em grupos involuntários com base em suas características. A categorização pode ser formal, como cidadania, ou informal, como faixas etárias.
-
Normas :Normas ou expectativas involuntárias muitas vezes passam a ser associadas à adesão involuntária a um grupo. As pessoas podem ser tratadas de forma diferente com base nas características atribuídas, independentemente dos seus méritos ou capacidades individuais.
-
Status e privilégio :A adesão involuntária a grupos confere frequentemente aos membros um estatuto privilegiado ou desfavorecido na sociedade, o que pode ter consequências nas suas oportunidades de vida, poder, mobilidade social e bem-estar.
-
Identidade social e consciência :Grupos involuntários podem ser uma fonte de identidade social, levando à consciência de grupo, orgulho e solidariedade entre os membros. Esta consciência da adesão involuntária a grupos pode contribuir para a acção colectiva, para os movimentos sociais e para os esforços em prol da justiça social.