casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral

O que é tangencial nas questões psiquiátricas?

Num contexto psiquiátrico, a tangencialidade refere-se ao discurso que está indiretamente ou vagamente relacionado com o tema em questão. É um sintoma que pode ser observado em vários problemas de saúde mental, principalmente na esquizofrenia. Indivíduos com tangencialidade tendem a desviar-se do assunto durante conversas ou entrevistas, muitas vezes fornecendo informações que parecem irrelevantes ou apenas parcialmente ligadas à questão ou discussão original.

Aqui estão alguns exemplos de fala tangencial:

Pergunta :"Como você está se sentindo hoje?"

Resposta tangencial :"Bem, o tempo tem estado bastante bom recentemente. Fui passear no parque e vi alguns patos no lago. Eles eram muito pacíficos e me lembraram da minha infância..."

Pergunta: "Quais são seus objetivos para a terapia?"

Resposta tangencial :"Eu quero ser feliz. Sempre quis ser feliz. Acho que a felicidade é a coisa mais importante da vida. Mas é tão difícil de encontrar, não é? Todo mundo está em busca da felicidade, mas parece que seja esquivo..."

Pergunta :"Quais são alguns dos desafios que você enfrentou em seu trabalho?"

Resposta tangencial :"Bem, sempre me interessei por arte, mas é difícil ganhar a vida como artista. Quer dizer, há muita concorrência por aí e não é fácil fazer com que seu trabalho seja notado. Mas estou determinado a fazer isso, você sabe..."

Em cada exemplo, a resposta da pessoa não aborda diretamente a pergunta feita. Em vez disso, eles se desviam para tópicos não relacionados ou fornecem detalhes excessivos que não são relevantes para a conversa. A tangencialidade pode tornar a comunicação desafiadora e contribuir para dificuldades no funcionamento social e ocupacional.

Identificar a tangencialidade é essencial nas avaliações psiquiátricas, pois pode fornecer insights sobre o processo de pensamento e o estado mental geral de uma pessoa. Pode ser distinguido de outros distúrbios da fala, como bloqueio de pensamento, descarrilamento e perseverança, que envolvem diferentes padrões de interrupção da fala e comprometimento cognitivo.

Quando se deparam com a fala tangencial, os profissionais de saúde costumam usar técnicas de redirecionamento suave para ajudar os indivíduos a permanecerem no assunto e expressarem seus pensamentos com mais clareza. Fornecer um ambiente estruturado e dividir questões complexas em partes menores e mais gerenciáveis ​​também pode ser benéfico para facilitar uma comunicação eficaz.