casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral

Quão prevalente é o transtorno de identidade de gênero?

O termo “transtorno de identidade de gênero” está desatualizado e é considerado ofensivo por muitos indivíduos trans e não binários. O termo preferido é disforia de género, que se refere ao sofrimento que uma pessoa pode sentir devido a uma incompatibilidade entre a sua identidade de género e o sexo que lhe foi atribuído no nascimento.

A prevalência da disforia de gênero varia dependendo da população estudada e dos critérios utilizados para o diagnóstico. De acordo com um estudo de 2016 publicado no Journal of the American Medical Association Psychiatry, a prevalência estimada de disforia de gênero entre adultos nos Estados Unidos é de 0,6%, ou cerca de 1,4 milhão de pessoas. No entanto, é importante ressaltar que este estudo incluiu apenas indivíduos que procuraram tratamento para disforia de gênero, portanto a prevalência real pode ser maior.

Outros estudos encontraram taxas semelhantes de disforia de gênero entre adolescentes e crianças. Um estudo de 2017 publicado na revista Pediatrics descobriu que a prevalência de disforia de gênero entre adolescentes transgêneros era de 1,8%, ou cerca de 150 mil pessoas nos Estados Unidos.

É importante notar que estas estimativas são baseadas em dados auto-relatados, que podem estar sujeitos a preconceitos e subnotificação. Além disso, a prevalência da disforia de género pode variar entre diferentes culturas, países e períodos de tempo.