casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Doença Mental Geral
Como é a saúde mental dos tiroteios em massa
Não há consenso sobre a relação entre tiroteios em massa e saúde mental. Algumas pesquisas descobriram que as pessoas com doenças mentais são mais propensas a cometer atos violentos, mas outros estudos não encontraram tal ligação. É importante notar que a maioria das pessoas com doenças mentais não comete violência e que a grande maioria dos tiroteios em massa não é cometida por pessoas com doenças mentais.
Há uma série de factores que podem contribuir para os tiroteios em massa, incluindo o acesso a armas, problemas de saúde mental e isolamento social. É importante abordar todos estes factores para evitar futuros tiroteios em massa.
Acesso a armas Os Estados Unidos têm uma taxa de violência armada muito maior do que outros países desenvolvidos. Isto se deve em parte ao fato de os Estados Unidos terem leis de controle de armas muito frouxas. Qualquer pessoa que não seja um criminoso condenado pode facilmente comprar uma arma nos Estados Unidos, mesmo que tenha histórico de doença mental. Isso torna mais fácil para pessoas que não deveriam ter acesso a armas obtê-las.
Problemas de saúde mental Pessoas com doenças mentais têm maior probabilidade de cometer atos violentos do que pessoas sem doenças mentais. Contudo, é importante notar que a maioria das pessoas com doenças mentais não comete violência. Na verdade, as pessoas com doenças mentais têm maior probabilidade de serem vítimas de violência do que os perpetradores.
Isolamento social O isolamento social é um fator de risco para violência. As pessoas socialmente isoladas têm maior probabilidade de sentir raiva e frustração e podem recorrer à violência como forma de expressar os seus sentimentos.
Prevenir tiroteios em massa Há uma série de coisas que podem ser feitas para evitar tiroteios em massa. Estes incluem:
*
Fortalecer as leis de controle de armas. Os Estados Unidos precisam aprovar leis de controle de armas mais rigorosas que tornem mais difícil para as pessoas que não deveriam ter acesso a armas obtê-las.
*
Prestação de cuidados de saúde mental. Pessoas com doenças mentais precisam de acesso a cuidados de saúde mental eficazes e acessíveis. Isto irá ajudá-los a controlar os sintomas e reduzir o risco de violência.
*
Reduzindo o isolamento social. Os programas de extensão comunitária podem ajudar as pessoas que estão socialmente isoladas a sentirem-se mais ligadas aos outros. Isto pode ajudar a reduzir o risco de violência.
Os tiroteios em massa são um problema sério, mas não são inevitáveis. Ao tomar medidas para abordar os factores de risco de tiroteios em massa, podemos ajudar a prevenir futuras tragédias.