Pergunte a si mesmo se você está em um relacionamento abusivo . Estes incluem relações que parecem desequilibradas , onde você dá constantemente e recebem pouco em troca, ou onde você se sente menosprezado , abusado verbalmente , fisicamente ou sexualmente . Uma grande dica é se você está envolvido com um viciado e acredita que pode ajudar a "consertar" a ele , cobrindo para ele e limpar seus messes quando ele comete erros .
2
Entenda que co-dependência é de cerca de valorizando a aprovação dos outros sobre si mesmo e quem você quer ser. Você não consegue dizer não ou se defender contra aqueles que parecem estar em autoridade sobre você . Codependência também pode resultar em sensação de que você não conhece a si mesmo , ou sentimentos de insegurança e depressão.
3
Pare de se concentrar em tentar fazer tudo perfeito. Perceba que você não é a única pessoa na situação de responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Entenda que a sua crença de que ninguém mais pode fazer as coisas direito e seu desejo de gerenciar e controlar não nascem por amor, mas sim um desejo de ser apreciado e reconhecido. Se você está sempre chateado porque seus esforços não têm recebido os elogios que você pensava que seria , isso pode ser um sinal de que você não faz sacrifícios para cumprir os outros, mas porque você sente que precisa da aprovação dos outros.
4
Identificar seus problemas de co-dependência com a ajuda de grupos de aconselhamento ou apoio. Desfazendo co-dependência pode ser libertadora . Você vai aprender a valorizar a si mesmo e às suas necessidades, como relaxar e aproveitar mais a vida . Além disso, você vai aprender como evitar se envolver em relacionamentos futuros que suportam uma dinâmica co-dependente .
5
Leve tudo isso com um grão de sal. Se você não estiver na posição de viver com um viciado ou abusador , você pode não ser verdadeiramente co-dependente . Desde a expansão da definição , tornou-se mais fácil para as pessoas a identificar-se como co-dependente . Mães que trabalham duro , provavelmente, vai se sentir algum dos sintomas da co-dependência , os casamentos que funcionam também precisa de um certo grau de co-dependência para a função , e alguns argumentam que a definição é tão ampla , hoje, que quase todo mundo pode se sentir co-dependente , às vezes. Mas se você é infeliz, inseguro e insatisfeito em uma base diária , você deve avaliar sua situação e procurar ajuda.