Avaliar o estado mental do paciente . O paciente deve estar alerta e orientado com o discurso lógico lento. A atenção deve ser limitada sem hiperatividade ou desaceleração . Memória remota deve estar intacto apesar de recente memória pode ser um pouco prejudicada .
2
Procure por sinais específicos que indicam um transtorno dissociativo . Um humor ansioso com uma constrição afetar é comum, mas o paciente deve apresentar organização conceitual. Além disso, o raciocínio do paciente e julgamento deve ser limitado .
3
Esteja alerta à manifestação de pensamentos suicidas ou violentas causadas pela frustração grave com a dissociação . O paciente pode até ter pensamentos homicidas.
4
Procure um histórico do paciente com alto risco de dissociação. Amnésia dissociativa é mais comum em veteranos de guerra, vítimas de abuso de crianças, vítimas de tortura , sobreviventes de campos de concentração e os sobreviventes da catástrofe natural. A probabilidade de amnésia dissociativa está relacionada com a extensão do trauma .
5
Diferenciar amnésia dissociativa de outros tipos de amnésia . A perda de memória causada por abuso de substâncias é tipicamente gradual e incompleta , ao contrário de amnésia dissociativa . Muitos pacientes podem atribuir sua dissociação ao abuso de substâncias para fora do medo e vários informantes podem ter de ser entrevistado.