Discutir possíveis eventos traumáticos com os pais da criança . Quase todo o evento pode ser significativo para uma criança , até mesmo aqueles que os adultos não percebem foram traumáticas . A morte de um membro da família ou um animal de estimação pode trazer reações traumáticas em crianças pequenas . Da mesma forma um incêndio, um valentão na escola ou um estranho no ponto de ônibus pode desencadear sentimentos de medo e preocupação que preocupam as crianças , tornando-se difícil para eles a funcionar normalmente.
2
Converse com a criança . Uma pergunta importante a fazer é: "Qual é a pior coisa que já aconteceu com você?" Uma criança que pode facilmente dar uma resposta, e que responde com uma grande quantidade de emoção a esta questão , pode estar lidando com o estresse relacionado ao trauma . Crianças que ficam muito chateados quando pensar ou discutir seu trauma pode se sentir melhor se você pedir-lhes para informá-lo sobre a melhor coisa que já aconteceu com eles quando terminar de falar sobre o pior.
3
Faça perguntas sondando . Ao falar com a criança, pergunte-lhes como muitas vezes eles pensam sobre a " pior coisa que aconteceu . " Uma criança que diz que ele pensa sobre o evento "todos os dias " ou " o tempo todo " é muito provável experimentando estresse pós-traumático . Ele pode estar tendo problemas para obter o que aconteceu fora de sua mente .
4
Identificar possíveis reações de trauma. Perguntas a serem feitas incluem "Você ver fotos ou ouvir sons em sua mente, sempre que você pensa sobre o que aconteceu ? " Desde eventos traumáticos são armazenadas dentro dos sentidos , as crianças muitas vezes experimentam pensamentos intrusivos relacionados ao evento traumático. Estes incluem imagens visuais , sons, cheiros e outras experiências sensoriais. Esses tipos de reações podem causar uma criança a tornar-se vigilante , bem como a ter dificuldades com a prestar atenção em casa e na escola.
5
avaliar o nível da criança de medo e preocupação. Trauma reações são sempre baseada no medo . As crianças que estão enfrentando reações de trauma geralmente têm um maior nível de preocupação e ansiedade do que aqueles com ADD /ADHD. Peça a uma criança para lhe mostrar, com as mãos, como é grande a sua preocupação é . Você também pode pedir a criança para desenhar uma imagem que mostra o quão grande é a sua preocupação .
6
Avaliar quanto tempo se passou desde que o evento traumático ocorreu. Se uma criança tem experimentado um trauma nos últimos oito semanas , as reacções são considerados aguda . A criança pode precisar de garantia de que o que ela está sentindo é normal e vai ficar melhor com o tempo. Uma criança que está enfrentando reações trauma vários meses ou anos após o trauma está sendo afetado por stress pós-traumático . Essa criança seria o maior beneficiado de ser encaminhado a um conselheiro experiente em técnicas de intervenção de trauma.