The Evolutionary hipótese sugere essencialmente que a leitura é um novo recurso como no desenvolvimento humano que poderia ser considerado um ato anormal. Como tal , as diferenças entre um excelente leitor e um leitor de pobres são apenas variações naturais no cérebro que apenas recentemente - em termos evolutivos - . Pegou a habilidade de leitura
magnocelular Theory
Teoria magnocelular tenta fornecer uma explicação para toda a constelação de possíveis sintomas de dislexia. Ela sustenta que todos os sintomas decorrem de um déficit nos sistemas magnocelulares do cérebro . Embora os sistemas de magnocelulares são normalmente discutidos em conexão com dados visuais , a teoria sustenta que eles têm a tarefa de processamento de grandes volumes de dados sensoriais grosseiros de todas as áreas .
O Fonológica Hipótese
o
fonológica hipótese sustenta que há uma deficiência na capacidade de disléxicos para armazenar, recuperar e representam fonemas ( as unidades básicas de fala) . Como a leitura é frequentemente ensinada através de métodos fonéticos , uma incapacidade para amarrar fonemas a grafemas ( as unidades básicas de escrita ) irá dificultar a capacidade do disléxico a compreender a palavra escrita.
Cerebelar Teoria
a Teoria cerebelar afirma que há comprometimento do cerebelo , que é responsável pelo controle motor e automação de tarefas aprendida (ou seja, de leitura ) . Como controle motor pobre pode afetar articulação , que poderia afetar negativamente a representação fonológica . Isso poderia , por sua vez dificultam a capacidade do disléxico para formar conexões apropriadas entre fonemas e grafemas .
Percepção Visual -Noise Exclusão Hipótese
A Percepção Visual -Noise Exclusão hipótese afirma que os disléxicos sintomas sofrer tronco a partir de uma capacidade subdesenvolvida para filtrar dados de percepção de forma adequada. Em essência, o disléxico não consegue distinguir entre importante estímulo visual /auditiva e não- importante estímulo visual /auditiva.