A maior parte da pesquisa feita sobre a teoria zeitgeber social está relacionado com o transtorno bipolar ea relação entre eventos de vida e sintomas bipolares. Anteriormente , os psicólogos pensaram transtorno bipolar foi inteiramente baseado em circunstâncias biológicas.
Interrupções de ritmos circadianos
interrupções podem ser grandes mudanças de vida que afetam a sensação de uma pessoa de estabilidade , tais como perda de emprego , divórcio ou doença. Teoria zeitgeber Sociais afirma que pequenas mudanças na rotina podem afetar drasticamente o clima de uma pessoa que sofre de transtorno bipolar.
Social Rhythm Terapia
Social Rhythm Therapy foi desenvolvido por Ellen Frank e é descrito em seu livro "Tratar Transtorno Bipolar : Guia de um clínico interpessoal e Terapia Rhythm social", assume que os sintomas bipolares podem ser reguladas por aderir a uma rotina rigorosa . Isso inclui, por exemplo, ir para a cama ao mesmo tempo todas as noites e comer refeições ao mesmo tempo todos os dias.
Social Rhythm Metric
Frank recomenda ainda o " social Rhythm Metric ", um formulário de relatório de que uma pessoa preenche diariamente , como uma folha de tempo , para garantir o mínimo de interrupções e anotar todas as grandes mudanças no humor.
Estado Experimental
social Rhythm Therapy tem sido demonstrado por inúmeros estudos para ser eficaz no tratamento da depressão não- bipolar, mas Frank observa que a investigação adicional deve ser feito sobre a relação entre os sintomas bipolares e ritmos sociais.