Os modelos de transtorno mental incluem o modelo de doença , o modelo psicodinâmico , o modelo comportamental , o modelo cognitivo eo modelo social. Todos são relevantes para a saúde mental em geral , mas o modelo social concentra-se em fatores ambientais e de relacionamento que causam sofrimento mental que é difícil de lidar. Exemplos de fatores ambientais são relacionamentos abusivos , estigmas sociais e dificuldades econômicas.
Características
O modelo social tem dois aspectos distintos que apontam angústia e problemas da vida mental. Um aspecto é que a angústia mental é a reação da mente para os problemas sociais e de relacionamento dolorosas e injustas que não têm nenhuma resolução clara ou atingível. Outra é que sofrimento mental se manifesta de formas mais físicas , como ouvir vozes ou auto- lesão, como o método mais disponível de lidar com os conflitos sociais e de relacionamento.
Método
o modelo social destaca a interação de biologia, microbiologia e fatores sociais no desenvolvimento de transtornos mentais , dá atenção a estímulos externos e da comunidade , em vez de apenas o interno , e baseia-se sobre a saúde mental humana como uma questão complexa com muitas facetas . Este modelo engloba crítica das comunidades e tratamentos de saúde mental e promove o uso de esta perspectiva crítica para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.
Finalidade
Transtornos mentais são frequentemente tratados com prescrição drogas que tratam os efeitos do sofrimento mental . O modelo social tem como objetivo tratar as causas de sofrimento mental do ambiente social que uma pessoa está em , ao invés de as causas biológicas que vêm de desequilíbrios químicos e função neurológica. A relevância do modelo social é ilustrado no maior número de diagnósticos de transtornos mentais entre homossexuais, bissexuais, mulheres e minorias raciais. Estes grupos sofrer sofrimento mental a partir de fatores sociais, como o assédio sexual , a injustiça racial e as dificuldades económicas causadas por preconceito.
Significado
O modelo social para transtornos mentais é essencial para melhorar tratamentos de políticas de saúde pública e em colaboração e envolvimento dos cidadãos em cuidados de saúde mental mais eficaz . Ela ajuda a criar tratamentos focados em causas das desigualdades de saúde mental e de saúde mental, em vez de rescaldo .