Embora os termos sejam usados como sinônimos, o TDAH é o termo oficial usado pela Associação Americana de Psiquiatria para descrever transtornos caracterizados por desatenção, hiperatividade e impulsividade.
tipos
Há três tipos de TDAH : o tipo predominantemente desatento ( facilmente distraídos , dificuldade para organizar , não é capaz de acompanhar, através de instruções) , predominantemente hiperativo e impulsivo ( inquieto , agitação excessiva, falando sem parar , dificuldade à espera de um turno) , e desatento combinado com hiperativo.
Quem afeta
atenção e hiperatividade é mais comum durante a infância, mas pode continuar na adolescência e idade adulta. O distúrbio afeta três vezes mais meninos do que meninas .
Diagnóstico
Não há um único teste para diagnosticar o TDAH . A especialista em saúde mental reúne informações e exclui outras possibilidades. Uma criança diagnosticada com o transtorno deve apresentar sintomas por 6 meses ou mais e em maior grau do que outras crianças da mesma idade .
Causas
TDAH muitas vezes é executado em famílias , o que sugere que a doença pode ser genética . Crianças expostas a toxinas ambientais , e aqueles cujas mães fumaram ou usou drogas durante a gravidez correm maior risco de ter transtorno de déficit de atenção e hiperatividade .
Tratamento
medicamentos estimulantes aumentam a atividade no cérebro , melhorar a atenção , e reduzir o comportamento agressivo associado com ADHD . A terapia comportamental , incluindo a ajuda prática para organizar e o ensino de habilidades sociais , é comumente parte do tratamento.