Entenda considerações importantes. Um conselheiro tem a obrigação ética de se certificar de terminar o relacionamento de aconselhamento não irá prejudicar o cliente. Segundo a American Counseling Association ", o conselheiro deve tomar cuidado para não ameaçar o relacionamento terapêutico , nem de deixar as obrigações não cumpridas. " A confiança é um componente obrigatório de aconselhamento bem-sucedido. Certifique-se de que o cliente não se sente que ele está sendo abandonado ou está além da ajuda.
2
Faça perguntas apropriadas sobre o fim da relação de aconselhamento . Estas questões devem incluir se mais aconselhamento ou diferente ajuda médica é necessária , se o aconselhamento ajudou , e se esta mudança no relacionamento deve ser temporária ou permanente. Discutir essas questões com o seu cliente para que ela se sente envolvido na decisão . Verifique se o seu cliente sabe sobre a cessação da relação com a maior antecedência possível.
3
Planejar o fim do relacionamento com seu cliente. Explique as razões para terminar o relacionamento , e definir datas específicas para a rescisão. Se você está terminando o relacionamento porque o cliente precisa de cuidados mais intensivos do que você pode oferecer, verifique se o seu plano inclui referências a um médico que pode ser mais eficaz . Explicar a rescisão em termos de proteção do cliente contra danos por encontrar alguém adequado . Se você sentir que o cliente tenha melhorado o suficiente para acabar com o tratamento, discutir os sinais de melhora , e por que você se sente rescisão é apropriado.
4
Prepare o cliente para o que acontece após a relação . Incentive o seu paciente para fazer e manter compromissos com o novo conselheiro. Se o cliente está terminando o tratamento por causa de sua condição melhorou , certifique-se que ele entende os sinais de alerta para uma recaída. Discutir os sintomas o cliente deve se preocupar com , e certifique-se que ele se sente confortável procuram tratamento se a condição piorou .