Certifique-se que a disposição dos assentos durante a terapia não é inapropriada perto. O terapeuta eo cliente pode discutir suas expectativas e níveis de conforto em relação a arranjos do assento durante as sessões de terapia. Tanto o terapeuta eo cliente deve ser confortável , mas ambos devem estar cientes de que estar fisicamente perto durante as sessões de terapia pode levar à passagem das fronteiras terapêuticas.
2
Faça arranjos de programação que são bons tanto para o cliente e do terapeuta . O terapeuta não deve mudar sua agenda ou de outra forma perturbar a sua vida por causa das necessidades do cliente. Quando o terapeuta demonstra que ele valoriza o seu próprio calendário e necessidades , o cliente vai entender a necessidade de replicar esse comportamento em sua própria vida. Isso define os limites terapêuticos necessários de terapia, como o cliente vê como seu terapeuta não permite que as necessidades do cliente para substituir o seu próprio.
3
Seja verdadeiro em todas as interações terapeuta- cliente. Às vezes, um terapeuta pode dizer alguma coisa, porque ela sente que isso é o que o cliente quer ouvir , mas não é o que o terapeuta realmente acredita ou sente. Isso pode afetar a confiança entre o terapeuta eo cliente e ter um impacto negativo sobre a terapia. Tanto o cliente como o terapeuta deve ser confortável em verbalizar suas preferências honestos , necessidades e valores .
4
Manter uma política clara sobre limites terapêuticos adequados e cumpri-lo. Considere organizar um curso para terapeutas e outros profissionais de saúde mental , onde estas questões podem ser discutidas e esclarecidas .
5
Certifique-se que o paradigma do tratamento é baseado nas necessidades do paciente . Terapia para um agorafóbico pode incluir sair com o cliente para locais públicos , enquanto que para outros clientes , como uma atividade significaria cruzar limites terapêuticos. Necessidades de cada cliente são diferentes, e isso deve ser levado em conta na criação de um plano de tratamento .