Freud observou narcisismo primário no comportamento das crianças e culturas primitivas . A crença compartilhada em magia reflete uma mentalidade auto- erótico, como supõe a capacidade de mudar o mundo externo com poderes internos.
Ego- Libido
Tal auto-erotismo infantil desenvolve a partir de um senso de auto -preservação. Este ego - libido está em contraste com o objeto - libido , que é um amor para os outros. As duas formas de libido interconexão e reconciliar uns com os outros de maneiras diferentes dentro de cada pessoa.
Castração Ansiedade
Freud afirma que a angústia de castração , o medo em machos de perder um pênis ou a inveja nas mulheres por falta de um pênis , enfatiza a conexão entre o ego ea libido em mente de uma criança , uma vez que apresenta o medo básico da perda de si mesmo.
Repressão
Como as crianças se desenvolvem e encontram restrições culturais que distinguem o interno do externo , que quer continuar a envolver-se em prazeres egoístas ou reprimir seus desejos. O último grupo desenvolve um ego ideal para ser o novo foco de auto-erotismo .
Secundária Narcisismo
CriticaLink.com explica que o narcisismo secundário " surge em estados patológicos como a esquizofrenia em que a libido da pessoa retira a partir de objetos do mundo e produz megalomania ". Ao contrário do narcisismo primário que ocorre naturalmente , a forma secundária constitui uma doença mental.