Uma estrutura em forma de amêndoa no lobo temporal , a amígdala trata da formação de muitas emoções diferentes . As emoções positivas e atividades como afeto , amizade e amor são controlados pela amígdala. Da mesma forma, as emoções como raiva , medo e agressão também são gerados pela amígdala . Esta estrutura é o centro de auto-preservação em muitos animais e provoca a famosa luta ou sensação de vôo. A amígdala forma opiniões sobre certas informações , por exemplo, é o tigre assustador ou é o chefe amigável. Se o amydala foi removido, nós perderíamos a capacidade de julgar as coisas emocionalmente.
Hipotálamo
O hipotálamo é uma estrutura que tem conexões com comportamentos motivados como combatividade , a sexualidade , regulação térmica , sede e fome . Uma vez que essas atividades são muitas vezes ligada a emoções fortes , acredita-se a estrutura lida com emoções como raiva e prazer. Como uma extensão lógica , pode provocar sentimentos como desgosto , aversão, ea necessidade de riso incontrolável . O hipotálamo lida mais com a expressão da emoção do que a geração de emoções , mas pode gerar um sentimento de pânico e ansiedade em algumas situações.
Hippocampus
o hipocampo tem a principal função de formação da memória a longo prazo no cérebro . Esta função de memória também se estende a interpretação de memórias e estímulos. Se recorda-se que uma pessoa foi cruel com você no passado , o hipocampo pode desencadear as outras partes do seu cérebro para gerar medo ou repugnância , porque isso foi associado com a memória anterior. Sem o hipocampo, você não seria capaz de lembrar as emoções associadas com as ações e experiências passadas.
Tálamo
O tálamo é o centro de controle para o sistema límbico. As ações da amígdala, hipotálamo e hipocampo são retransmitidas através do tálamo. Se o tálamo estiver danificado, acredita-se que o comportamento emocional vai mudar por causa da interligação entre o tálamo eo resto dos setores emocionais do cérebro .
Lobo Frontal
o setor do cérebro é parte do neopálio ( o neocórtex ), que é a parte mais recente da evolução do cérebro. O lobo lida com a resolução de problemas , raciocínio, controle de impulsos e julgamento. Estas qualidades permitem que a moderar e controlar as emoções selvagens que podem ser gerados pelo sistema límbico . Ele também lida com algumas emoções superiores, como o altruísmo e empatia. Este é o setor do cérebro que é mais ligado com maior satisfação ao invés da gratificação imediata.