Contratransferência e transferência pode ser mais perigoso quando sua realidade é negado. No entanto, muitas vezes a existência de contratransferência é negado. Isto pode causar uma situação perigosa , especialmente em fisioterapia ou sessões de trabalho do corpo. É muito fácil para os participantes em sessões de terapia , tais como estes para tornar-se confuso quanto ao que está acontecendo com eles , e também vai tornar-se menos propensos a compartilhar abertamente seus sentimentos . A aceitação da transferência de um paciente é uma das tarefas mais necessárias de um conselheiro ou terapeuta . Essa aceitação permite ao terapeuta para criar um ambiente de aconselhamento confortável e segura.
Consciência
Para um terapeuta , é muito importante estar ciente de sua própria contratransferência. Isso permite que o terapeuta para proporcionar o ambiente mais seguro e confortável aconselhamento possível. Se um terapeuta vem para trabalhar em um clima triste, e deseja evitar que seu paciente triste , o espaço terapêutico tem sido manchada . É necessário que o terapeuta estar ciente de fenômenos como este , a fim de proporcionar ao paciente com a ajuda que ele ou ela necessita .
O Paciente
Se um paciente não tem consciência de sua transferência , é também necessário que o terapeuta para fazer-lhe ciente disso. Várias maneiras estão disponíveis para o terapeuta para fazer isso acontecer . O terapeuta pode fazer as perguntas de pacientes que enfrentam as causas dos seus sentimentos , e fazer-lhe conhecimento das questões . Outra maneira de lidar com esta questão é tentar conscientizar o paciente de sua transferência através do uso de declarações empáticas .
Colisões entre transferência e contratransferência
Muitas vezes, a transferência ea contratransferência podem se encontrar, e resposta emocional de um paciente para algo sobre o terapeuta pode desenterrar sentimentos no terapeuta . Em seu site , terapeuta corporal Babette Rothschild discute um momento em que seu paciente exigiu que ela tirou os brincos e Rothschild lembrou resposta negativa de seu pai para suas orelhas furadas como uma criança. Situações como esta podem desencadear uma situação terapêutica tóxico.