Beck foi que a forma como uma pessoa vê os eventos determina como ela vai reagir. Se uma pessoa vê um evento, como a perda de seu emprego , como sua própria culpa e outra falha , isso pode criar uma espiral negativa que pode levar à depressão clínica. Um objetivo para uma pessoa com depressão seria para quebrar o ciclo
de pensamento negativo. Isso pode muito bem ser combinado com outras terapias, tais como medicamentos, no caso de depressão grave.
Ansiedade
terapia cognitivo-comportamental é mais associado com transtornos de ansiedade. A pessoa experimenta sintomas de pânico ou ansiedade e encontra-los angustiante e assustadora. Ele teme que isso aconteça novamente , pois o medo realmente provoca mais ansiedade. Um objectivo cognitivo seria mudar suas respostas à ansiedade e, portanto, diminuir o seu poder sobre ele. Ele também poderia ser encorajado a realizar vários exercícios , talvez manter um registro escrito de seus sintomas. Esta evidência pode ser combinado com a aprendizagem de técnicas de relaxamento .
Psicose
Segundo D. Turkington , MD (ver referência 3) , não é montagem que cognitiva a terapia comportamental também pode ser eficaz no tratamento de psicose , quando combinados com outras terapias . Na psicose , há um distúrbio na cognição e pode ser que alguma mudança pode ser provocada neste .