Ele pode ser difícil de tratar uma doença mental antes de abuso de substâncias tem sido mantida sob controle. Isso ocorre porque o álcool e as drogas alteram o humor e estado mental de qualquer maneira , por isso é difícil avaliar o estado mental de uma pessoa sob a influência ou enquanto viciado. A maioria dos conselheiros acham que é útil para trabalhar com um programa de desintoxicação . O paciente pode explorar uma história pessoal de vício, e para enfrentar alguns dos comportamentos resultante e conseqüências.
Ansiedade
Um conselheiro pode tratar ansiedade com a terapia cognitivo-comportamental. O cliente será convidado a manter um registro de episódios de ansiedade e pânico. Ela vai ser encorajados a aceitar a condição em vez de tentar lutar contra isso. Ela vai ter várias sessões com o conselheiro , que irá rever o seu progresso e, possivelmente, definir novas metas. Ela também serão incentivados a aprender técnicas de relaxamento , e talvez rever outras questões em sua vida.
Depressão
como a ansiedade , a depressão pode ser um resultado de abuso de substâncias, ou podem ter contribuído para que, em primeiro lugar. Uma pessoa pode beber ou tomar drogas para lidar com sentimentos de depressão . No entanto, isso pode vir a piorar o problema . O conselheiro pode se referir a pessoa deprimida a um médico, se ele sente a medicação é necessária . O conselheiro vai ajudar o paciente a explorar algumas das questões subjacentes.