grupos de auto-ajuda , também conhecidos como grupos de 12 passos , é um caminho para um jovem a falar sobre o que ele passou e que drogas ele usou , sem o medo de pessoas falando sobre ele , bem como a forma como , quando e por que ele usou drogas ou álcool. Estes grupos são principalmente na forma de Alcoólicos Anônimos. Um grupo chamado Alateen é projetado especificamente para os adolescentes. Estes grupos são anônimas; portanto, outros membros do grupo não estão autorizados a falar sobre o que acontece nas reuniões. Ter um grupo de colegas que já passaram as mesmas situações ajuda adolescentes sabe que eles não estão sozinhos com as lutas de abuso de substâncias e também fornece uma forte base de apoio onde se pode chamar um no outro quando a recuperação parece difícil. Estes grupos geralmente vêm em durante ou após o tratamento primário , e eles geralmente não são utilizados como a única base de reabilitação.
Terapia Familiar
Família terapia traz a família inteira juntos para discutir os problemas que podem estar ocorrendo. Os terapeutas podem chegar à raiz de muitos problemas , aprendendo sobre a dinâmica familiar . O terapeuta pode, então, lidar com os problemas subjacentes para ajudar os reunir a família e proporcionar opções sobre como a família pode trabalhar em conjunto para evitar problemas futuros.
Comunidades Terapêuticas
enquanto as comunidades terapêuticas foram inicialmente destinado a adultos , eles também têm sido reconstruído para tratar os jovens também. Estas comunidades são modelos de tratamento intensivo reservados para os jovens que têm a dependência mais grave em drogas e álcool. O objetivo das comunidades é ensinar um caminho natural para lidar com as mudanças de estilo de vida que surgem da dependência química . Eles também identificar os comportamentos que fizeram os jovens propensos à dependência química e alterar estes comportamentos de modo que as ações não retornam. A duração dos programas varia de 12 a 18 meses de intensa reabilitação em regime de internamento , após o qual os jovens são encorajados a submeter-se a tratamento ambulatorial e participar de grupos de apoio.