O primeiro conjunto de critérios lida com problemas de atenção . Parte dos critérios é que a pessoa deve ter experimentado problemas de déficit de atenção por pelo menos seis meses. A pessoa não tem que atender a todos os requisitos, mas deve atender a seis deles. Os requisitos dizem respeito a atenção para as tarefas, capacidade de seguir direção , capacidade de completar tarefas, capacidade de auto-regular e organizar , evitar tarefas que são difíceis e tendência para a distracção . Estes critérios devem ser atendidos ao mesmo tempo , evitando eventuais problemas que a pessoa pode ter em relação à compreensão ou outras dificuldades comportamentais.
2
O segundo conjunto de critérios está preocupado com hiperatividade. Tal como acontece com o conjunto de atenção, os sintomas devem ter sido um problema por mais de seis meses, a pessoa deve reunir pelo menos seis dos critérios. Os critérios de abordar a forma como uma pessoa é capaz de controlar suas ações , por vezes e em locais onde se espera que tal controle . Por exemplo, uma criança que não é capaz de sentar-se calmamente na sala de aula e atender ao professor e é perturbador fisicamente e verbalmente pode estar sofrendo hiperatividade.
3
Os critérios também pedir aos sintomas que grau perturbar casa da pessoa , o trabalho ea vida escolar. Quando a pessoa é testada , o psiquiatra ou especialista em saúde mental irá pedir ao cliente ou um cuidador para preencher vários questionários destinados a diagnosticar o grau em que uma pessoa sofre de déficit de atenção e hiperatividade. Isso ocorre porque há um espectro de gravidade em que uma pessoa pode cair. Um cliente pode ter tanto de déficit de atenção e hiperatividade questões com a mesma intensidade e pode ser diagnosticado com um tipo combinado de TDAH , ou o cliente pode ter mais de um ou outro hiperatividade ou problemas de déficit de atenção . O profissional de saúde também deve descartar quaisquer outros problemas médicos ou de saúde mental que podem ser a verdadeira causa dos sintomas de um cliente .