O amydala é a parte do cérebro que está associada com o medo. Ele faz parte do "sistema límbico ", uma conexão de áreas do cérebro que controlam emoções e nossas respostas físicas a ele. Quando o amydala é ativado, ele dá origem a uma sensação de medo ou sentimento sob ameaça , que produz a "luta ou fuga" resposta que nos permite fugir ou para defender a nossa terra e lutar pela sobrevivência. As sensações físicas associadas a este estão tremendo , boca seca, zumbido nos ouvidos , visão em túnel , e coração acelerado . É assim que se sente a ansiedade no corpo.
Hipocampo
O Hippocampus contém e controla a memória . Se ocorre o trauma , o bloqueio de memória acontece no hipocampo . Se o centro de medo ( amígdala ) é acionado , o hipocampo também ativa a despertar lembranças de situações ameaçadoras anteriores , como forma de avaliar a atual ameaça
tálamo
o tálamo é a área do cérebro que produz alterações na reactividade emocional . De acordo com o site Healing Arts médica ", lesão ou estimulação dos dorsais e anterior núcleos mediais do tálamo estão associados a mudanças na reatividade emocional. " Em outras palavras , os pacientes que foram acordados durante uma cirurgia no cérebro relataram mudanças em sua emoção quando o tálamo é estimulado.
Hipotálamo
O hipotálamo regula a temperatura , a sexualidade , fome e sede , bem como a emoção. O hipotálamo produz reações emocionais aos estímulos em cooperação com outras áreas do sistema límbico. Por exemplo, se a amígdala , o centro ou o medo, é ativado , o hipotálamo irá produzir os sintomas físicos do medo. Ele não tem capacidade de gerar emoções independentemente de sua ligação com outras partes do sistema límbico.
O giro do cíngulo
O giro do cíngulo está envolvido na ansiedade inexplicável e depressão.
O giro do cíngulo associa sentimentos de prazer com visões e cheiros , ligando o interior com o mundo externo. Esta área também regula respostas emocionais à dor, e inibe o comportamento agressivo. Cortar um único cluster de fibras na região pode minimizar a depressão ea ansiedade , por isso desempenha um papel fundamental na gestão de transtornos do humor que não são causadas por trauma psicológico ou história genética da doença depressiva .