Jogos que exigem habilidades de resolução de problemas pode melhorar o pensamento crítico . Jogos baseados em computador que exigem o jogador para resolver um mistério ou enigma é envolvente e cognitivamente desafiador. Um estudo examinou os efeitos de pacientes com esquizofrenia jogando "Onde os EUA é Carmen Sandiego ? " O estudo foi realizado ao longo de cinco semanas, e incluiu sessões bi -semanal de jogar o jogo . No final dos pacientes do estudo tinham melhorado habilidades para resolver problemas . Esses benefícios persistiram após o fim do estudo.
Memória Jogos
Jogos que se concentram em memória pode ajudar a melhorar a cognição em pacientes com doença mental. Jogos de memória podem ser jogos verbais jogados juntos , que exigem que os jogadores lembrar as palavras em ordem. Um jogo de memória favorito para alguns começa com uma pessoa dizendo: "Eu estou indo para Paris e tendo ", então eles escolhem um item que começa com " A" A próxima pessoa repete a frase eo primeiro item , em seguida, adiciona um item começando com um "B" Como cada pessoa adiciona itens em ordem alfabética o jogo se torna mais desafiador. Jogos de cartas como Go Fish ou até mesmo jogos eletrônicos como Simon também pode melhorar a memória.
Jogos físicos
Jogos que exigem exercício físico, como futebol, basquete, beisebol , bowling e ténis pode beneficiar pacientes com doença mental. O exercício físico pode diminuir os sintomas de depressão e ajudar os pacientes a lidar , de acordo com o Dr. Ken Duckworth, diretor médico da Aliança Nacional da Doença Mental. Os pacientes inscritos em um programa de terapia de futebol melhorou em áreas de socialização , concentração e confiança .
Sociais Jogos
jogos que exigem a interação social pode melhorar a cognição social de um paciente . Role-playing , charadas , Pictionary e outros jogos em grupo ajudam a ensinar interação adequada , trabalho em equipe e cooperação. Estes jogos também ajudam a quebrar o estigma para pacientes com a doença mental como os outros a encontrar prazer com sua interação.