Porque o cérebro se desenvolve e cresce mais na infância , grande parte da psicologia do desenvolvimento é dedicado a estudar alterações cognitivas neste período de tempo . O psicólogo Jean Piaget criou uma teoria da infância o desenvolvimento cognitivo em que ele propôs que os seres humanos se mover através de estágios de crescimento. Seus estágios começa no nascimento com o período sensório-motor , são seguidos por operações pré-operacionais e concretas no meio da infância e terminam com as operações formais na adolescência.
Oriente Maioridade Cognição
Na idade adulta média, que abrange o final dos anos 20s a 50s atrasado , a cognição está ainda em desenvolvimento , ainda que de forma sutil. No início desta época , a atenção ea memória de trabalho estão no seu mais nítida. Como adultos crescer e atingir novas informações através da vida e do trabalho , eles têm uma inteligência cristalizada totalmente desenvolvidos. Inteligência cristalizada , um conceito surgiu pelo psicólogo Charles Spearman , refere-se ao desenvolvimento cognitivo com base no que é aprendido e experimentado.
Cognição na idade adulta tardia
tarde a idade adulta , o período de tempo que se inicia mais ou menos no início e meados dos anos 60 , os adultos começam a perder a capacidade cognitiva. Durante esta fase da vida , os processos cognitivos tornam-se vulneráveis à perda de memória e dificuldade de flexibilidade mental. Nesta teoria do desenvolvimento tempo de vida, Erik Erikson propôs que os adultos mais velhos podem reter funções melhor , continuando a ter novas experiências , bem como a revisão de vida e contemplando memórias e escolhas que compõem sua história de vida única.