A noção de personalidade viciante não tem base científica nem tem qualquer significado real. Algumas evidências científicas indicam que algumas pessoas são geneticamente predispostas a um vício ou uma compulsão; no entanto, isso não significa que eles têm uma personalidade viciante.
Problemas Subjacentes
Ao invés de uma personalidade viciante , algumas pessoas são simplesmente compulsivo.
Dr. Neill acredita que, embora a personalidade viciante é um mito , o problema subjacente para alcoólatras, workaholics , Sexaholics e outros é compulsão, um meio de lidar com um medo primário. É, também, pode ser um mecanismo de defesa.
Excessos e Consequências
Peele acredita que os americanos podem fazer qualquer coisa " viciante " e, assim, delute o problema real.
Stanton Peele , um crítico de tratamentos de dependência , acredita que os americanos fazem tudo em um vício --- compras, assistir televisão, jogar jogos de computador --- enquanto não compreender que a adição real é sobre as conseqüências , e não sobre os excessos no comportamento. Ele acredita que o método de tratamento de 12 passos reforça o mito personalidade viciante , dizendo às pessoas que são impotentes para controlar os seus problemas quando, na verdade , eles podem controlar seu comportamento excessivo , substituindo -o por menos comportamento consequente , como o consumo de café para o álcool ou exercício para sexo.