Em situações de abuso emocional, uma pessoa sendo vítima pode realmente vir a se identificar com o abuso que tem sido lançada sobre ela. Este sentimento de impotência e acordo pode causar a pessoa abusada sentir o abuso é justificado , e não tentar escapar da situação . A vítima se concentra nas acusações do agressor e não em suas próprias forças e valor que pode dar-lhe a força para sair da relação abusiva .
Vitimização Falso
é possível que uma pessoa não é realmente em uma situação de abuso de desenvolver identidade vítima. Isso geralmente ocorre quando extremo narcisismo faz com que alguém a acreditar que ele é uma vítima , concentrando-se mal percebida. Isso leva à mentalidade de que "todo mundo está contra mim " ou " ninguém se importa comigo . " Essa mentalidade pode ser extremamente perigoso , pois pode levar a pessoa para justificar abusando de pessoas ao seu redor , devido ao fato de que ele próprio se sente maltratado .
Vítima- agressor
Quando a vítima se torna agressor , devido a identidade vítima agravado , muitas vezes é estimulado por um sentimento de auto-piedade ou vingança. Isso pode ocorrer tanto na identidade vítima percebido e quando uma pessoa que realmente está sendo vítima de uma outra pessoa. A vítima justifica abuso e mal de outra pessoa , porque ele próprio foi vítima . Este tipo de pessoa geralmente evita assumir a responsabilidade e culpa em vez algo negativo em sua vida sobre as pessoas que lhe causou dano real ou percebida .
Extrema negatividade
Pessoas com uma vítima identidade tipicamente apresentam extrema negatividade. Elas são muitas vezes fatalista , acreditando que eles estão presos em circunstâncias causadas pela má conduta de outras pessoas, e não valorizam a si mesmos e seus pontos fortes o suficiente para empurrar o seu caminho para fora de suas circunstâncias negativas . Em vez disso, eles muitas vezes canalizar essa negatividade em afirmar seu agressor ou se vingando de outras pessoas. Identidade da vítima pode ser uma causa ou efeito da depressão crônica.