Uma das emoções humanas mais básicas é o medo. Medo garante nossa sobrevivência por avisar -nos para remover -nos de situações que podem causar -nos danos. Sem a emoção do medo , nunca fugir de um tigre de dentes de sabre (em homem caverna dias) ou um aspirante a ladrão ( nos tempos modernos ) e, portanto, colocar a vida ea integridade física em risco.
Dominance
agressão é outra emoção que nos ajuda a dominar os nossos ambientes. Por exemplo, em nossos dias, homem da caverna , os machos agressivos eram mais propensos a acasalar com fêmeas férteis , garantindo assim a sobrevivência de seus genes. Sem a maestria adquirida através dessa emoção , as pessoas estão mal adaptados para sobreviver ambientes agressivos e passar fortes características para as gerações futuras.
Procriação
O amor é uma emoção chave enraizada em nossa biologia para garantir a sobrevivência da espécie. Sem amor (ou pelo menos alguma atração emocional ) machos e fêmeas teria pouca inclinação para fomentar as relações mutuamente benéficas . É o amor , ou algo parecido, que os homens das cavernas motivados a trazer os seus companheiros e filhos de alimentos, e fornecem proteção contra predadores. Amor ajudaram as mulheres cuidam de seus recém-nascidos e proporcionar a satisfação sexual para os machos , que por sua vez, manteve o último de procurar outras fêmeas . Embora a monogamia não é a única opção viável para a construção de relações humanas , ele ainda oferece benefícios semelhantes aos usufruídos pelos caverna pessoas.
Satisfação
Quando nossa sobrevivência é relativamente assegurado (ou seja , são atendidas as necessidades básicas de alimentação , abrigo e segurança) , começamos a focar em maximizar experiências prazerosas . Emoções como a empatia nos permitem ajudar a garantir e aumentar a sobrevivência dos outros. Nós somos recompensados com a gratidão e favores retorno potencial daqueles que ajudar. Assim, estas recompensas emocionais ajudar na perpetuação da espécie como um todo, ao invés de apenas a seus próprios genes individuais e .