Barbara J. Wilson, em seu livro " Mídia e Agressão Infantil , medo, e Altruísmo ", aponta que não há evidências que mostram que assistir violência na televisão leva à agressão em crianças. Assistindo a violência na televisão e nos filmes ou jogar videogames violentos pode ter o efeito de dessensibilização uma criança à violência , permitindo que eles se tornam mais agressivos . Acompanhamento do nível de violência as crianças são expostas nos meios de comunicação podem ajudar a manter
uma criança de aprender comportamentos agressivos ou reduzir a agressão já presente ao longo do tempo .
Pais
As crianças que estão expostos a disciplina severa ou abusivo de seus pais , muitas vezes aprender a tornar-se agressivo -se ao longo do tempo . Agressão pode ser hereditária , em que as crianças com pais agressivos são mais propensos a aprender agressão si. As crianças que recebem disciplina inconsistente ou que não estão adequadamente monitorado por um pai pode também aprender a ser agressivo para conseguir o que querem ou precisam. Isto é especialmente verdade para as crianças que só são notados para a agressão , e cujas tentativas de resolução pacífica dos problemas não é reconhecido .
Peers
Crianças que encontram camaradagem com outras crianças que exibem agressão são mais propensos a aprender a ser agressivo também. As crianças têm um forte impulso para se encaixar e ser aceito por seus pares, a tal ponto que , às vezes, vai adotar comportamentos que não poderiam , a fim de descobrir que a aceitação. Quanto mais uma criança pratica agressão , mais eles se tornam insensíveis a ela , aumentando o problema. Algumas crianças aprendem a ser agressivo por estar no fim de recepção de agressão de outras crianças , por meio de bullying.
Transtorno Desafiador de Oposição
Crianças com Transtorno Desafiador de Oposição são mais susceptíveis aprender a ser agressivo do que aqueles que que não tem esse problema. Estima-se que entre 2 a 16 por cento das crianças com idades entre 8 e 18 anos sofrem de ODD . Estas crianças são propensas a ser argumentativo, irritado e perdendo a cabeça . Seu comportamento muitas vezes traz reforço negativo com muito pouco positivo para contrabalançar isso , levando a ainda mais a agressão como essas crianças tentam chamar a atenção de que necessitam a partir de colegas e adultos em suas vidas.