Identificar o medo. Às vezes, a fonte do medo é óbvio, mas nem sempre pode ser tão clara. Explore os seus pensamentos e sentimentos sobre seus medos para determinar as suas verdadeiras origens. O medo de começar uma nova tarefa pode ser devido ao medo do fracasso ou decepção em vez de medo da tarefa. O medo de ir a um encontro pode ser devido a um medo de se machucar.
2
Anote o medo. Abaixo , uma lista dos melhores e piores cenários em relação a este medo. Por exemplo, se o medo é " fracasso", uma lista de piores cenários podem incluir vergonha, decepção ou diminuição da auto- estima. Uma lista dos melhores cenários podem incluir novas oportunidades ou aprender com os erros .
3
Refutar os negativos listados na coluna piores cenários . Por exemplo, se o embaraço foi listado , pergunte-se quem é o que faz você se sentir envergonhado. Se ninguém está fazendo você se sentir envergonhado , por que você se sente assim? É provável que esta é uma percepção interna , em vez de algo que os outros percebem .
4
Use positiva auto-fala . Esta ferramenta valiosa pode mudar os padrões de pensamento negativo que os temores de combustível. Pensamentos como " eu posso fazer isso , eu sou forte , eu sou forte , eu vou fazer o meu melhor " pode ser usado em muitas situações para criar o pensamento positivo , o que leva a sentimentos mais agradáveis e ações desejáveis. Pratique estes pensamentos durante todo o dia até que se tornem mais natural e ocorre sem esforço. Em seguida, praticá-los na situação temerosa. Os resultados não são imediatos . Superando medos requer prática e paciência, mas é possível com algum esforço e as ferramentas certas.