Empatia é a capacidade de identificar de forma indireta os sentimentos e pensamentos de outra pessoa. Os conselheiros devem ter empatia com os seus clientes , sem se identificar com eles , porque pode corroer o distanciamento profissional necessário para ajudar o cliente . Um conselheiro de trabalhar com um abusador cônjuge , por exemplo, precisa entender os pensamentos e sentimentos do cliente para que o cliente possa compreendê-los e alterá-los.
Entrevista de admissão
Cada cliente que entra em uma relação de aconselhamento é diferente. Antes de determinar técnicas de aconselhamento , o conselheiro deve estabelecer metas com o cliente . O conselheiro pede ao cliente o que ele espera alcançar , além de suscitar idéias do cliente sobre o que alcançar a meta vai significar na vida cotidiana. A entrevista de admissão também é importante para que o conselheiro para ganhar uma compreensão da personalidade, pontos fortes e fracos do cliente, bem como estabelecer rapport.
Aconselhamento Abordagens
técnicas de aconselhamento individuais caem em várias categorias de abordagem de aconselhamento , dependendo por isso que o cliente está vendo um conselheiro. Um cliente que se sente compelido a repetir um comportamento que é prejudicial ou auto- destrutivo pode se beneficiar de uma abordagem cognitivo-comportamental que ajuda a identificar padrões de pensamento anteriormente não reconhecidos que levam ao comportamento prejudicial. Um cliente que se sente emocionalmente perturbado , sem qualquer razão aparente pode se beneficiar de uma abordagem psicodinâmica que a ajuda a descobrir experiências reprimidas desde a infância . Cada abordagem é acompanhada por técnicas clínicas .
Técnicas de conversação
Independentemente da abordagem , a relação conselheiro - cliente envolve quase sempre conversa. O cliente revela muito sobre o seu pensamento com a linguagem. Clientes revelar preconceitos, juízos de valor , gostos e desgostos através de conversas . A responsabilidade do conselheiro é identificar com precisão estes padrões de pensamento para ajudar o cliente com seu problema. O conselheiro deve garantir que ela é entender o cliente corretamente. Técnicas que impedem a mal-entendidos e tranquilizar o cliente incluem a escuta ativa , parafraseando e resumindo , as expressões faciais não-julgamento e linguagem corporal , e copioso de anotações .