reforço positivo é provavelmente o tipo mais familiar de condicionamento operante . Quando o sujeito realiza a ação desejada , ela recebe uma recompensa positiva de algum tipo. Ao saber que a ação desejada consistentemente leva à recompensa reforça o comportamento. Com o tempo, tais comportamentos condicionados pode continuar mesmo quando a recompensa não é mais oferecido .
Negativo Reforço
Isto é semelhante ao reforço positivo , a não ser na medida em que a realização do desejado acção leva à remoção de um estímulo negativo , em vez do que a produção de uma forma positiva . Por exemplo , o som de um bebê chorando é um poderoso estímulo negativo , e um pai aprende rapidamente que pegar e segurar o bebê vai remover esse estímulo. Por outro lado , os bebês podem aprender a associar a chorar com o reforço positivo de ser pego . Condicionado pode acontecer de várias maneiras ao mesmo tempo.
Punição
Punição é o oposto do reforço positivo , em que um comportamento indesejado se torna associado com uma conseqüência negativa , e é assim enfraqueceu . Tal como acontece com o reforço positivo , por castigo para ser eficaz, deve ser rápido e consistente . Da mesma forma, ao longo do tempo , a punição pode não ser mais necessário que o assunto tornou-se condicionado para evitar o comportamento.
Extinção
Extinção refere-se a comportamentos que , sem o alimentação de reforço positivo ou negativo, se desvanece em freqüência e acabam por desaparecer . Como uma forma de condicionamento operante e, portanto, preocupados com ações voluntárias , a extinção depende em parte o fato de que uma ação voluntária envolve um custo --- mesmo que seja apenas o esforço envolvido --- e destina-se a algum tipo de objetivo . Se o esforço não compensa, que em breve será abandonado.