A mais antiga teoria cognitiva da emoção foi proposta pelo psicólogo americano William James e psicólogo dinamarquês Carl Lange em 1885. A teoria de James-Lange propõe que as emoções são um produto da forma como interpretamos . nossas respostas físicas aos estímulos
James e Lange sugerem que se uma cobra é encontrada na floresta, a resposta inicial é fisiológica : a freqüência cardíaca de afluência , pupilas dilatadas e respiração acelerada. A resposta emocional de "medo" é uma interpretação mental desses respostas fisiológicas que ocorrem secundariamente .
A teoria Cannon- Bard
No final de 1930 , dois psicólogos americanos , Walter Cannon e Philip Bard , destacou que as reações fisiológicas ocorrem normalmente depois de uma resposta emocional a um evento. Portanto , as emoções não poderia ser uma interpretação de excitação física , como James e Lange pensava.
Cannon e Bard propuseram que as reações fisiológicas e interpretação emocional são dois sistemas distintos que ativam simultaneamente , mas têm velocidades de processamento independentes.
Para Cannon e Bard, quando uma cobra é inesperadamente encontrou na floresta, o corpo reage fisiologicamente e emocionalmente em dois sistemas distintos.
a Teoria de Dois Fatores
psicólogos americanos Stanley Schachter e Jerome Cantor argumentou que tanto o James- Lange e as teorias Cannon- Bard de emoção eram demasiado simplista.
Schachter e Singer propôs que duas condições são decisivas para a produção de uma emoção : um " estado geral de excitação " que é comum a todas as emoções; e uma "interpretação" mental do que causou o estado de excitação .
Schachter e Singer alegação de que , independentemente do que o evento estimulante para o indivíduo é ( uma cobra inesperada ou uma festa surpresa ), um estado idêntico de " excitação geral "ocorre. O evento estimulante é pensado e uma "associação " emocional é feita em reação a esse pensamento.
Qual teoria está correta ?
Como em toda a psicologia, as teorias são argumentos . A maioria dos psicólogos cognitivos concluir que há elementos de verdade em cada uma das três teorias cognitivas. Psicólogos evolucionistas , psicodinâmicos e sociais oferecem modelos adicionais de emoção que levam em consideração os fatores funcionais , inconscientes e sociais que as três teorias cognitivas pode ignorar.