Obtenha conselhos de fontes confiáveis. Fale com um amigo , conselheiro, mentor, colega, ou alguém que você acha que pode ser capaz de ajudá-lo a analisar o problema. Se se trata de você, pessoalmente , ou alguém que você gosta , também seria aconselhável procurar a perspectiva de alguém que está sem envolvimento e pode lhe dar uma opinião objetiva sobre o assunto.
2
analisar todos os possíveis resultados e conseqüências. Muitas vezes há várias opções diferentes disponíveis quando se trata de resolver um dilema moral , cada um com suas próprias vantagens e desvantagens . É importante lenta e metodicamente rastrear cada uma dessas escolhas e os seus efeitos. Claro , é impossível prever esses efeitos com precisão total e completa , e pode haver algumas consequências não intencionais , mas você tem que tentar prevê-los com o melhor de sua capacidade , se você quiser fazer a melhor escolha .
3
Decida o que é mais importante para você. Muitas vezes, vários fatores estão envolvidos: o seu próprio bem-estar , o bem-estar de outra pessoa; um emprego ou carreira , ou, eventualmente, as expectativas da família e amigos. Em qualquer caso , é importante pensar sobre quais os fatores que devem ser priorizados e quais os fatores que devem ser sacrificados . Resolver um dilema moral tipicamente envolve escolher o menor de dois males .
4
tomar uma decisão. Certifique-se de que você está confortável seguir com ele completamente , seja ele qual for . Mantenha -se atento para as consequências , intencionais e não intencionais , e resolvê-los , se necessário à medida que surgem .