Alguém que sofre de paranóia conjugal tem sentimentos de intenso ciúme. Ela pode acompanhar seu namorado, o acusam de traição , sem uma razão lógica e pode imaginar até mesmo o mais benigno dos seus amigos do sexo feminino como seus rivais. Paradoxalmente, excessivamente acusar alguém de fazer batota pode levá-lo a se afastar do relacionamento emocional , tornando-o mais propensos a trapacear. Portanto, as pessoas que sofrem de paranóia conjugal tendem a criar a realidade que eles mais temem .
Erotomania
Alguém que sofre de erotomania pode pensar que uma pessoa famosa que nunca conheci é apaixonada por eles.
Alguém que sofre de erotomania vai acreditar outros estão no amor com ela que ela tem apenas relações limitadas com ou talvez nunca se encontraram. Erotomania é comumente apresentada por pessoas que sofrem de transtorno bipolar quando enfrentando um episódio maníaco . Eles podem dizer que eles são casados com uma estrela de cinema , por exemplo.
Hipocondríaco Paranóia
Uma pessoa com paranóia hipocondríaca acredita que ele está sofrendo de doenças miríade e que seu médico está conspirando contra ele , recusando-se a tratar as suas condições .
transtorno da Personalidade Paranóide
a pessoa que sofre de transtorno de personalidade paranóide acredita outros estão mentindo para ele , desconfia dos motivos de outros , acha que os outros estão usando informação pessoal contra ele, e mostra defensiva extrema ea necessidade de estar certo o tempo todo. Este tipo de transtorno de personalidade geralmente se forma ao longo de muitos anos e vai precisar de psicoterapia corretiva de longo prazo.
Esquizofrenia Paranóide
esquizofrenia paranóide é uma doença mental grave e crônica , os sintomas um dos quais pode não estar totalmente ausente, mesmo quando um regime de medicação eficaz está a ser mantida. Uma pessoa que sofre de esquizofrenia paranóica pode ouvir vozes dizendo-lhe que as pessoas estão tentando machucá-la ou pode ter crenças delirantes que colegas de trabalho querem matá-la . A raiva , o ressentimento , violência ou distanciamento emocional podem todos co- ocorrer.