Escreva seus pensamentos disfuncionais . Pense nas vezes que você exagerou , ficou irritado , preocupado demais ou talvez não reagiu a todos. Se você tiver dificuldade em identificar pensamentos disfuncionais , pense em momentos em que os outros lhe disse que o seu pensamento estava incorreta. Faça uma lista dos pensamentos que você teve durante estes tempos.
2
Compare os pensamentos e identificar padrões . Normalmente pensamento disfuncional ocorre em padrões ou tipos de pensamentos específicos . Pensamentos disfuncionais são aqueles que são excessivamente negativo , aplicar um princípio de tudo-ou- nada , ao longo generalizar informações ou colocar muita ênfase no auto , como em " É tudo minha culpa."
3
Escrever pensamentos funcionais . Faça outra lista , e para cada pensamento disfuncional que você escreveu, listar pensamentos mais eficazes e funcionais . Considere se a situação é tão ruim quanto você ter percebido isso. Onde você escreveu "É tudo minha culpa " na lista de pensamento disfuncional, escrever "Eu não sou responsável por ações de outra pessoa " na lista de pensamento funcional .
4
Substituir o pensamento disfuncional com o pensamento funcional. Observe seus padrões de pensamento em sua vida diária . Identificar os pensamentos disfuncionais que deseja mudar à medida que ocorrem . Substitua imediatamente o pensamento por um mais adequado. Continuar praticando isso até os pensamentos funcionais ocorrem mais naturalmente.