álcool tem a capacidade de afetar a memória dos usuários em pelo menos duas maneiras. O uso excessivo de álcool pode resultar em desmaios . Blackouts ocorrem quando as pessoas perdem temporariamente a capacidade de formar memórias de longo prazo . O cérebro pára convertendo memória de curto prazo para a memória a longo prazo. Isso resulta em períodos de tempo conscientes de que não podem ser explicados pelo usuário.
As pessoas não têm de apagão do uso de álcool para que possa afectar o seu curto prazo para a conversão da memória de longo prazo. Pedaços de memórias formadas sob a influência de álcool não pode tornar-se memórias de longo prazo , em contraste com períodos inteiros de memórias que desaparecem , como em apagões .
Depressão
Nenhuma outra condição psiquiátrica é mais proeminente entre alcoólatras do que a depressão. Curto prazo e abuso de álcool prolongada pode exacerbar ou causar depressão. O uso crônico de álcool também pode fazer as pessoas parecem deprimido. Alguns dos efeitos colaterais de álcool , tais como falta de interesse e falta de apetite , são também sintomas de depressão . As pessoas que estão deprimidas podem até " auto-medicar ", ou tratar-se com o álcool para aliviar os sintomas , piorando as coisas .
Alucinações
As pessoas que estão crônica abusadores de álcool passar por levantamentos , quando de repente, parar de usar álcool. Alucinações são um dos sintomas da retirada do álcool . Pessoas passando por levantamentos de álcool pode ver ou ouvir coisas que não estão lá. Essas alucinações podem ser preocupante e pode ser acompanhada de sintomas físicos , tais como convulsões.
Delirium Tremens
Delirium tremens é retirada extrema álcool com alterações marcantes na função mental. Pessoas que sofrem de delirium tremens durante a abstinência de álcool pode sofrer de depressão , mudanças de humor repentinas , alucinações, ansiedade e intensa confusão mental. Os profissionais médicos consideram esta forma de abstinência alcoólica uma emergência e que normalmente resulta em hospitalização.
Mood Swings
As pessoas que abusam do álcool são propensas a oscilações de humor irracionais . Eles podem ter rajadas súbitas e intensas de raiva. Eles podem até ser violento. O outro lado para o efeito psicológico de abuso de álcool é tristeza súbita ou felicidade. Alguns comparam as mudanças de humor de alcoólicos para as mudanças de humor de pessoas com transtorno bipolar. Eles podem ser extremamente feliz em um momento e com raiva ou triste ao lado.