um padrão regular de participar de relacionamentos que são unilateral - todos dão e não take - é um indício de que você pode ser um co-dependente . Se você está tentando segurar um relacionamento a qualquer custo, mesmo se você suspeita que não é saudável , este é outro sinal . As pessoas que são co-dependentes , muitas vezes fazem mais do que a sua parte , a fim de se sentir amado ou o papel de herói .
2
descobrir a fonte do padrão . A fim de passar de comportamentos co-dependentes , é útil primeiro identificar onde o padrão começou . Como uma criança que você desempenhar o papel de filha obediente , ajudando um pai alcoólatra esconder suas garrafas de bebidas alcoólicas vazias? Codependentes muitas vezes , mas não sempre, crescem em famílias em que um dos pais tem problemas de substâncias. No entanto , uma pessoa com problemas de co-dependência pode também ter sido influenciada negativamente por um membro da família com uma doença mental.
3
Procure apoio . Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a se curar de padrões de comportamento pouco saudáveis. Há também capítulos locais de grupos de apoio co-dependentes que são modeladas após o programa de 12 passos dos Alcoólicos Anônimos . Os livros de Melody Beattie , incluindo " Co Dependente No More" são freqüentemente leitura recomendada para pessoas com problemas de co-dependência .
4
Retirada de relacionamentos co-dependentes . Liberando formas familiares de estar em relacionamentos pode ser assustador. Como um ex- co-dependente começa a afirmar-se , uma reação dos outros é provável. Por esta razão , além de grupos de terapia e de apoio, treinamento de assertividade pode ser benéfico para ajudá-lo a manter o seu fundamento e quebrar o ciclo de co-dependência .