Segundo o Dr. Gregory Herek do Instituto Nacional de Saúde Mental, crimes de ódio baseados na orientação sexual são os mais angustiante dos crimes de ódio. Os sobreviventes deste tipo de crime de ódio mostram aumento da depressão , estresse e raiva. Estes efeitos psicológicos têm danos significativos na auto-estima da pessoa e danos habilidades de enfrentamento da pessoa também. A vítima muitas vezes vive com medo de outra experiência e, muitas vezes questiona a sua auto-estima como pessoa.
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
transtorno de estresse pós-traumático é provável para ocorrer em qualquer vítima de um crime de ódio. Esta doença surge após uma pessoa experimenta um evento que envolve morte, ferimentos ou uma ameaça. Os sintomas desta doença incluem frequentemente pensamentos intrusivos , sonhos recorrentes, incapacidade para discutir o caso e distanciamento emocional entre a vítima e as pessoas em suas vidas. Sofrem por vezes, também mostram sinais de irritabilidade e dificuldade de concentração , o que afeta suas vidas de trabalho e as relações sociais.
Efeitos na Comunidade
Normalmente, a pessoa que está cometendo um crime de ódio é muitas vezes tentando transmitir uma mensagem sobre o seu parecer negativo de um grupo maior de pessoas. Os membros deste grupo maior não tem que ser diretamente afetados por um crime de ódio a sentir os seus efeitos residuais. Essas pessoas também muitas vezes experimentam medo e ansiedade, e questionar a sua segurança após um incidente de crime de ódio. Ao compartilhar a identidade da vítima , os outros membros da comunidade de interiorizar o sentimento de angústia e muitas vezes têm baixa auto-estima .
Comportamentais Alterações
Em resposta a um crime de ódio , a vítima às vezes muda seu comportamento em um esforço para afastar os crimes futuros. Ela muitas vezes se sente que mudar a forma como ela age previne ataques futuros. A vítima , por vezes, sente-se paranóico e é facilmente agitado. Mudanças no comportamento incluem a retirada de suas atividades normais e as mudanças na aparência. Outras mudanças comportamentais incluem a retaliação , quando a pessoa se torna agressivo e desconfiado dos outros.