Um déficit sensorial é um defeito em um sentido , como a perda da visão. Os organismos podem ser carregados com estes défices sensoriais , eles podem ser o resultado de idade ou trauma , ou que pode ser um efeito secundário de uma condição médica , tal como um acidente vascular cerebral . A Organização Mundial de Saúde estima que a cegueira e baixa visão , deficiências sensoriais que afetam apenas o sentido da visão , afetam mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo .
Deprivação
Como o nome sugere , " privação sensorial " significa privar os sentidos dos estímulos. Ele pode ser tão leve quanto proporcionar estímulos monótonas ou tão drástica como a remoção de todos os estímulos sensoriais durante longos períodos de tempo . Enquanto curtos períodos de privação sensorial são considerados relaxante e pode ajudar na meditação, longos períodos de privação forçada pode levar à depressão , alucinações e ansiedade. Privação sensorial envolvendo alguns dos sentidos pode ser feito usando coisas simples, como protetores de ouvido , vendas ou capuzes. Privação sensorial completa , por outro lado, requer o uso de uma câmara ou tanque especialmente construído para fornecer absolutamente nenhum estímulo.
Sobrecarga sensorial
sobrecarga sensorial é o oposto de privação sensorial e envolve bombardeando os sentidos com os estímulos. Quando uma pessoa pode ignorar já não seletivamente os estímulos , sobrecarga sensorial seja alcançado. Sobrecarga sensorial é único entre os outros tipos de alterações sensoriais em que é individualizado . A quantidade ou tipo de estímulos necessários para uma pessoa para chegar a sobrecarga varia de pessoa para pessoa . Sobrecarga sensorial pode ser visto em pessoas com distúrbios do processamento sensorial , incluindo autismo. O que é considerado normal, estímulos aceitáveis pela maioria das pessoas é considerada a sobrecarga de uma mente autista e resulta no indivíduo desligamento e evitando a comunicação com os outros.
Habituação
habituação é um processo natural realizado pelo cérebro . Quando uma pessoa ou animal é exposto aos mesmos estímulos repetidamente , o cérebro aprende a sintonizar -lo para que ele possa se concentrar em outros estímulos. Uma vez que o cérebro é capaz de realizar conscientemente apenas um número limitado de tarefas ao mesmo tempo , a habituação libera o cérebro para se concentrar em novos estímulos . Um exemplo de habituação pode ser visto em esquilos . Em vez de processar o som do vento cada vez que ouvi-lo, esquilos aprender através de habituação a ignorá-lo a se concentrar em outros estímulos que podem indicar a presença de perigo.