Um estudo da Universidade Estadual da Flórida observa que os indivíduos que foram abusadas emocionalmente como as crianças podem crescer e se tornar mais propensas à depressão e ansiedade do que os adultos que não foram abusadas emocionalmente como crianças. Professor Natalie Sachs -Ericsson apontou no estudo que os adultos que sofreram abuso emocional como as crianças eram duas vezes mais propensos a sofrer de crises de depressão e ansiedade em suas vidas.
Autocrítica
Crianças ou adultos que foram emocionalmente abusada são muitas vezes mais crítica de si mesmas. Ao longo do tempo , sendo abusada emocionalmente pode levar um indivíduo, especialmente uma criança impressionável , a acreditar em coisas negativas sobre si mesma. Por exemplo, alguém que executa mal em um ambiente de trabalho ou na escola podem ter relação com o abuso emocional que ela sofreu . Ela poderia, então, acreditar que ela se apresentou mal , porque ela não era boa o suficiente .
Insuficiência de Crescimento
abuso psicológico pode assumir muitas formas. Embora o abuso verbal é uma forma de abuso psicológico dentro de casa , negligenciando uma criança ou deixar de dar-lhe apoio emocional e apoio é uma outra forma de abuso psicológico. Desenvolvimento a longo prazo de uma criança pode sofrer como resultado. Relacionamentos pode ser difícil para uma criança que nunca recebeu essa forma de carinho e bom desempenho acadêmico pode ser mais desafiador .
Insegurança
Confiança é algo que deve ser cultivada dentro a casa. Se uma criança é constantemente repreendido ou criticado , isso pode resultar em insegurança grave. Adultos que são abusadas psicologicamente por seus parceiros também podem sofrer de insegurança. Essa insegurança pode levar a outras conseqüências , tais como falta de formar relacionamentos saudáveis ou a escolha de relacionamentos que são incomodadas e envolvem abuso mais emocional.