O código de conduta da Associação Psicológica Americana descreve as circunstâncias em que o engano na pesquisa é eticamente aceitável. 8,07 no código de conduta estados psicólogos devem usar engano somente quando o valor implícito é significativa e não existem métodos alternativos eficazes. Os psicólogos não vai enganar participantes quando a pesquisa tem uma expectativa razoável de causar dano físico ou emocional. O pesquisador também deve informar os participantes de técnicas enganosas o mais cedo possível . Idealmente, isso seria no final da participação no estudo .
Autonomia Pessoal
Os participantes da pesquisa que está sendo enganado por um estudo psicológico está tendo a sua autonomia pessoal violada. A natureza e as condições do estudo não são feitas claro para assuntos. Os participantes estão sendo usadas para um fim de que não tenham consentido . Ética ditam que experimentadores precisa fornecer o consentimento informado aos participantes. Isto inclui o detalhando a finalidade , o procedimento , e a duração do estudo. Também inclui divulgar procedimentos alternativos e responder quaisquer perguntas sobre o estudo.
Harm Psychological
conhecido experimento de Stanley Milgram sobre a obediência foi criticado pelo potencial dano psicológico que fez para seus participantes. Os participantes foram identificados como professores. Havia também um grupo de atores contratados para atuar como participantes do estudo . Os atores desempenhou o papel de aluno no estudo. Os professores foram aconselhados a dar um choque para o aluno cada vez que uma pergunta foi respondida incorretamente. Cada choque aumentaria em 15 volts a partir do choque anterior. Não há choques foram realmente dado . Muitos dos participantes iria apertar o botão para dar ao aluno um choque , apesar da gritando e pedindo para parar. A crença de que eles estavam causando danos a outros seres humanos era uma causa potencial de sofrimento emocional neste estudo.
Impedir as pessoas de participarem
Se as pessoas estão sob a impressão experimentos psicológicos envolvem engano por parte dos experimentadores , eles serão menos propensos a participar. Se os estudos psicológicos envolvem fraude documentada , a população em geral pode começar a questionar possíveis duplicidades em qualquer estudo psicológico. Os seres humanos têm de consentir para participar de um estudo de pesquisa. Ter acesso a participantes humanos é vital para o avanço no campo da psicologia.