Adaptive refere-se ao desempenho típico de um indivíduo em vários domínios da vida diária. QI refere-se a capacidade intelectual da pessoa e nível de desempenho cognitivo. Para entender as atividades do dia -a-dia necessários para suficiência pessoal e social , comportamento adaptativo deve ser analisada. Há muitas maneiras diferentes de medir o comportamento adaptativo , e cada envolver as observações do médico , bem como os das pessoas em torno do assunto em sua vida diária.
Vineland Adaptive Behavior Scales
o comportamento Vineland Adaptive Scales, Second Edition mede as competências pessoais e sociais dos indivíduos desde o nascimento até a idade adulta. O teste foi criado por psicólogos Sara Pardal e Domenic Cicchetti na década de 1970 com a sua mais recente revisão , em 2005, O Vineland -II avalia o comportamento adaptativo em quatro domínios: . Comunicação , habilidades da vida diária , socialização e habilidades motoras. Ele também fornece um escore composto que resume o desempenho do indivíduo em todas as quatro áreas. O Vineland coloca funcionamento adaptativo de um indivíduo em termos de habilidades de vida independente , bem como a forma como um indivíduo pode realizar dentro das normas culturais de comportamento.
Neuropsicológica Funcionamento
testes neuropsicológicos examina a relação entre o funcionamento do cérebro eo comportamento . QI tende a ser a base para uma avaliação neuropsicológica . Uma vez obtido , o QI é comparado com comportamentos funcionamento adaptativo , como memória, atenção e funções executivas. Por exemplo, se um indivíduo tem um QI acima da média, mas as dificuldades com funcionamento executivo --- que inclui a atenção , planejamento e memória de trabalho --- seu comportamento adaptativo será menor do que o esperado. Embora as baterias neuropsicológicas pode ser um conjunto fixo de testes, uma pesquisa recente sugere que de 184 médicos , 86 por cento ter uma abordagem flexível. Uma abordagem fixo refere-se usando os mesmos testes e protocolos independentemente da questão de referência ou suspeita de diagnóstico. Uma abordagem flexível , no entanto, permite ao clínico escolher o que testes ele acha que vai melhor responder perguntas relacionadas ao QI e comportamento adaptativo .
Putting It Together
Assim QI , comportamento funcional e , em alguns casos , o estatuto neuropsicológica foi medido , o clínico comparando e contrastando os resultados de olhar para o nível do comportamento adaptativo . Isso é feito por olhar para as diferenças significativas entre as áreas de capacidade e discrepâncias entre capacidade intelectual e comportamento real. Por exemplo, um indivíduo pode ter um QI verbal baixa base o teste de QI , mas sua pontuação linguagem adaptativa pode ser normal. Isso significa que há uma ruptura na forma como o cérebro está usando linguagem e entrada auditiva de se envolver sistemas de raciocínio verbal . Uma vez que a análise foi conduzida, o clínico pode criar um relatório para o indivíduo e seus cuidadores para ajudar no planejamento do tratamento. Ele pode sugerir tutores de leitura , fonoaudiólogos e fonoaudiólogos para ajudar a envolver as habilidades de raciocínio verbal mais plenamente.