Compartilhe seus pensamentos com alguém que você confia . Conversando com um amigo ou membro da família ajuda a pensamentos de medo colocadas em perspectiva e pode ajudá-lo a perceber que seus medos são infundados.
2
Foco no positivo . A paranóia pode ser desencadeada por estresse, ansiedade, depressão e grandes mudanças na vida , de acordo com o Instituto de Psiquiatria . Pensando sobre os aspectos positivos de sua vida pode aliviar essas condições e ajudar a mudar seus padrões de pensamento . Usando visualizações e afirmações também pode ajudá-lo a pensar mais positivamente .
3
pergunta seus medos. O Instituto de Psiquiatria recomenda que você se perguntar se é possível você ter exagerado a ameaça , se as suas preocupações são baseadas em sentimentos , em vez de provas e se é provável que você iria ser apontada acima todos os outros. Este tipo de raciocínio pode ajudar as pessoas a perceber que eles estão se preocupando desnecessariamente , especialmente se não há nenhuma evidência incontestável para apoiar os seus medos e as outras pessoas não compartilham as suas suspeitas .
4
Detach de sua paranóia. Daniel Freeman, Jason Freeman e Philippa Garety em seu livro de auto-ajuda " Superar pensamentos paranóicos e desconfiados ", explicam que o monitoramento pensamentos paranóicos usando diários e exercícios de escrita pode ajudar as pessoas a separar deles.
5
Buscai ajudar. Pode ser necessário falar com um terapeuta qualificado, se pensamentos paranóicos estão interferindo com sua vida e relacionamentos , estão causando muita angústia, ou fazer você se sentir deprimido ou suicida. Converse com alguém que tem um conhecimento especializado de paranóia .