Identificar os sentimentos de culpa e arrependimento , perguntando-se o que instância inspirou estes sentimentos. Determinar que te machucar , como resultado de sua decisão. Determinar se os seus sentimentos de culpa são resultado de você deixar-se para baixo ou para ferir alguém. Por exemplo, se você se sente culpado por ter roubado a sobremesa de um colega de trabalho durante o almoço , você pode perceber que você se sente culpado porque você roubou de um colega de trabalho , enquanto sentimento adicionado culpa de ter comido algo que não deveria ter.
2
Analisar as diferenças de seus sentimentos de culpa ou remorso e resolver cada situação individualmente. Aceite os sentimentos de ter se deixe para baixo como o método do seu corpo para corrigir esse comportamento. Alterar o comportamento no futuro e perdoar a si mesmo a partir da infração. Lembre-se que a auto- culpa ou arrependimento é um mecanismo natural de defesa , programado por suas expectativas para o seu próprio comportamento, em sua mente para ajudar a orientar o seu comportamento. Use esses sentimentos como uma motivação para melhorar o seu comportamento e evitar decisões saudáveis no futuro.
3
Confrontar as pessoas que ferem , por meio de sua ação ou inação, e fazer as pazes por suas escolhas . Oferecer um sincero pedido de desculpas e sugerir maneiras que você pode consertar seu relacionamento. Aceite sua recusa se ela não está disposta a reformar essa relação. Evite longas esperas antes de falar com ela sobre suas ações. Lembre-se que o tempo que você esperar para trabalhar em seu relacionamento é desperdiçado e é a fonte de culpa adicional ou se arrepender mais tarde .
4
Transform culpa impossível e lamentar em uma situação de aprendizagem. Lembre-se que alguns erros não podem ser alterados , como após o falecimento de um ente querido ou uma infração que é muito grave para um pedido de desculpas . Diga-se que ninguém é perfeito, mas trabalhamos para melhorar a si mesmo e evitar cometer o mesmo erro no futuro. Confrontar sentimentos impossíveis de culpa e arrependimento dentro de si mesmo fazendo-se perguntas sobre decisões alternativas que você poderia ter feito e melhores escolhas que você pode fazer no futuro. Deixe seus sentimentos impossíveis ir, um pouco de cada vez, enquanto você trabalha para melhorar a si mesmo como uma pessoa.