Durante os anos do ensino fundamental , uma criança com um transtorno de apego pode parecer distante ou indiferente. Por exemplo , ele não vai responder bem ao toque físico . Em vez de interpretá-la como uma demonstração de afeto , ele poderia dizer "ai " ou recuar . Isso indica que ele vê toques amigáveis como uma ameaça. Uma criança com este problema também será estranhamente carinhosa com as pessoas que ele não conhece , ao mostrar pouco apego ou afeto a seus pais . O indivíduo também pode faltar empatia ou uma consciência, mostrando pouca ou nenhuma capacidade de sentir culpa ou remorso .
Instabilidade emocional
Uma criança de escola primária com um transtorno de vinculação muitas vezes têm um temperamento ruim . Ela vai jogar birras ou ser passivo-agressivo , a fim de ganhar a atenção . Ela também pode ter uma necessidade constante de estar no controle , que se manifesta em argumentos e resistência à autoridade freqüentes.
Inibido e desinibido
Duas formas de existem problemas de fixação. Transtorno de apego reativo inibido vai causar uma criança a ser introvertido e retraído . Ele vai resistir conforto ou afeição a partir de praticamente todos. Desordem desinibido é o completo oposto. A criança vai olhar para o conforto de todos, incluindo os pais . No entanto, este anexo é excessivo. Ele será imaturo, severamente dependentes e constantemente ansioso.
Negatividade
Uma atitude negativa para uma criança com transtorno de desapego é problemas de confiança . A criança pode ser manipuladora e controle quando se trata de sua vida social. Ela vai ser inexplicável , culpar os outros por suas próprias falhas ou fracassos . A criança também falta de auto-confiança e exibir as habilidades de aprendizagem pobres. Essa negatividade pode também resultar em higiene pessoal inadequada e depressão.