A Clínica Mayo define hoarding como a "recolha excessiva de itens, juntamente com a incapacidade de descartá-las. " Ele também é conhecido como acumulação compulsiva ou síndrome de acumulação compulsiva, e pode ser um sintoma de transtorno obsessivo-compulsivo , ou TOC. Muitas pessoas podem associar acumulando com preguiça ou ser um rat pack , mas é mais grave do que isso, diz Sanjaya Saxena , MD , diretor do Obsessivo-Compulsivo Transtornos Programa da Universidade da Califórnia em San Diego. "É , de fato, uma desordem neuropsiquiátrica que não vai ficar melhor se a pessoa é tratada. "
Sintomas
Além dos sinais visíveis de entesouramento como desordem em a casa e dificuldade de descartar itens , muitos colecionadores compartilham sintomas comportamentais, tais como vergonha, constrangimento, o isolamento auto-imposto de amigos e familiares , e ligação emocional excessiva a objetos inanimados. Eles têm dificuldade em gerir e organizar não só os seus artigos , mas também suas atividades diárias , o que pode levar a procrastinação e caindo atrás em importantes responsabilidades . Hoarders tipicamente itens estoques sentem ter algum tipo de uso futuro ou o valor sentimental.
Fatores de Risco
Enquanto entesouramento pode afetar qualquer pessoa , independentemente de idade, sexo ou etnia, alguns fatores de risco torná-lo mais susceptível de afectar uma pessoa. Os familiares de pessoas com um transtorno compulsivo são mais propensos a compartilhar sintomas dessa doença. Uma história de abuso de álcool também pode aumentar o risco; a Clínica Mayo afirma que cerca de metade de todos os colecionadores têm um histórico de alcoolismo. Os eventos estressantes ou traumáticos , como o divórcio ou a morte de um ente querido também pode tornar as pessoas mais propensos a recorrer para o conforto do entesouramento .
Tratamentos
De acordo com a Clínica Mayo , a terapia cognitivo-comportamental é a forma mais comum de psicoterapia utilizado para tratar a acumulação compulsiva . Como parte do programa de terapia , o colecionador aprende a organizar e classificar seus itens , pratica técnicas de relaxamento e frequenta sessões de terapia de grupo. Além da terapia comportamental , medicamentos de prescrição podem ser administrados . A medicação mais comumente utilizados no tratamento entesouramento é um antidepressivo como paroxetina, ou Paxil . Nem todo mundo responde a esse tratamento; o plano de tratamento mais eficaz é aquele que é personalizado para o paciente.