Uma personalidade co-dependente é obcecado por satisfazer as necessidades dos outros , em vez de se concentrar em cumprir as suas próprias necessidades, ou enfrentar o déficit na sua própria personalidade que faz com que ele seja atraídos para as pessoas necessitadas. Às vezes, ser o adulto em um relacionamento faz com que o co-dependente se sentir importante ou no controle. Codependentes também são muitas vezes preocupados com o paradeiro da pessoa com quem se está em um relacionamento , e se sentem ameaçados se essa pessoa torna-se perto de outras pessoas.
Ativando Outros
um facilitador é alguém que cobre de um ente querido com um vício ou problema de saúde mental. Os exemplos incluem uma esposa que faz desculpas para faltas no trabalho relacionados com o álcool do marido ou um pai que permite que seu filho adulto a viver em casa enquanto seu filho não faz nenhum esforço para se tornar um adulto auto-suficiente. O ativador é dependente do comportamento irresponsável dos outros para fazer-se sentir mais competente, ou para se distrair de seus próprios problemas.
A falta de auto-estima
co-dependente , muitas vezes crescem em ambientes em que o foco está em outra pessoa, e as suas próprias necessidades e preferências , muitas vezes não são reconhecidos. Por exemplo , a família foi tão preso em reagir ao drama do alcoólatra ou a pessoa mentalmente doente que o co-dependente pode nunca ter tido o espaço para olhar para dentro de identificar emoções. Porque suas necessidades foram ignoradas como uma criança, ela cresceu acreditando que suas necessidades não são dignos de cumprir .
Martírio
É normal querer ser útil, mas pessoas que estão constantemente a ir acima e além de lidar com os problemas de outras pessoas estão envolvidas em um comportamento doentio . Quando crianças, eles podem ter sido recompensado por abnegadamente tentando ajudar a pessoa danificada na família. Porque este papel é familiar, essas pessoas podem desistir de suas próprias vidas e existem apenas para ajudar os outros. Desta forma, uma personalidade co-dependente usa deficiências de outra pessoa como uma desculpa para não viver plenamente sua própria vida.