casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral

O que é Motivação Cognitiva

? Teoria da motivação cognitiva foi desenvolvido no início dos anos 1970. Também conhecido como " avaliação cognitiva " - um termo usado pela primeira vez pelo professor de psicologia Edward L. Deci , em seu livro de 1975 , " A motivação intrínseca" - a teoria é baseada na teoria do psicólogo suíço Jean Piaget de desenvolvimento de desenvolvimento cognitivo no final de 1960 e início dos anos 1970 . Os princípios

Em teoria do desenvolvimento cognitivo , Piaget acreditava que as pessoas acomodar ou assimilar ao seu ambiente para evitar a dissonância , ou ansiedade. Aplicando esta a motivação cognitiva, as pessoas tomam decisões com base em um resultado percebido decidir logicamente como eles irão agir em qualquer situação. Dissonância pode ser propositadamente criado ao tentar mudar comportamentos negativos ou estabelecer bons comportamentos.
A Teoria

motivação cognitiva é apenas uma teoria que explica por que as pessoas agem da maneira que fazer. "Cognitivo" refere-se a processos de pensamento e " motivação " refere-se ao comportamento derivado de os processos de pensamento. A teoria sustenta que a motivação cognitiva se baseia em informações disponíveis no momento combinado com experiências passadas. Assume-se que as pessoas se comportam da maneira que eles fazem algum tipo de recompensa ou para evitar ocorrências desagradáveis.

Intrínsecos versus extrínsecos

Recompensas pode ser intrínseca ou extrínseca na natureza. Recompensas intrínsecas são internas e com base em crenças e valores de uma pessoa. Uma pessoa pode desviar para evitar bater um animal com um carro se a pessoa acredita que os animais têm um valor igual aos seres humanos. Extrínseca , ou externo , a motivação é baseada na obtenção de uma recompensa tangível ou evitar danos; por exemplo , uma pessoa pode conseguir um emprego para ganhar dinheiro para pagar as contas e evitar ir com fome. Alguém mais motivados intrinsecamente será desligado se o comportamento inclui apenas uma recompensa externa , enquanto uma pessoa mais motivada extrinsecamente não é susceptível de se comportar de uma certa maneira só porque é a "coisa certa a fazer. "

Competência Fator

uma parte da teoria da motivação cognitiva sugere que as pessoas fazem escolhas com base em sua percepção de como facilmente obtidos a meta é e confiança em suas próprias habilidades. Se as pessoas acreditam que podem ter sucesso, eles serão motivados ou, mais provavelmente dispostos a realizar as tarefas necessárias , mesmo que a recompensa é apenas interno. Se as pessoas se sentem incompetentes em uma situação, ou perceber que eles são menos propensos a ter sucesso, eles podem ser menos propensos a tentar alcançar esse objetivo sem algum tipo de recompensa externa .

Aplicações

teoria da motivação cognitiva pode aplicar-se a qualquer situação em que uma pessoa faz uma escolha. Esta teoria pode definir quais as crianças vão bem na escola , por que as pessoas trabalham e do tipo de trabalho que escolher, e até mesmo porque as pessoas escolhem um parceiro romântico . Em cada um desses exemplos , há geralmente algum tipo de necessidade interna ou externa cumprida pela escolha feita , que é a premissa de motivação cognitiva.