Observe o seu amigo de perto por mudanças no comportamento . Observe se essas diferenças são constantes ao longo alguns dias, semanas ou se parece esporádico. Procure por uma perda de interesse em coisas que normalmente goza , raiva , às vezes , quando ele teria permanecido calma ou mal-estar sobre decisões importantes. Como um amigo próximo , você pode dizer quando a mudança de comportamento é grave o suficiente para enfrentar o seu amigo em um problema em potencial. Além disso, observe quaisquer novos comportamentos que parecem fora do comum , como a falta de banho, isolamento , tristeza extrema ou raiva extrema , mudanças rápidas de humor ou uma tentativa de esconder algo .
2
Anote todas as suas observações. Você não vai , necessariamente, ler em voz alta para estes o seu amigo quando pedindo a ele para procurar ajuda , mas ajuda -lo a organizar seus pensamentos. Listar quais humor ou comportamento mudanças são mais perceptíveis e causar-lhe a maior preocupação . Nota exemplos com suas observações. Faça uma lista de lugares onde o seu amigo pode receber ajuda. Websites são um ótimo começo , porque a pessoa pode explorar a partir da privacidade de seu quarto , poupando a ansiedade causada por andar em uma clínica.
3
Pergunte ao seu amigo, se você pode falar com ele para um minuto. Não basta saltar este tipo de conversa sobre ele enquanto ele está andando para fora da casa , mas sim, apontar para um momento em que ele está em casa para a noite e confortável em seu ambiente. Depois do jantar , enquanto relaxa é um grande momento para ter uma conversa pessoal.
4
Transmitir preocupação para ele como você diga a ele que você tem notado que ele tem agido diferente recentemente. Dê um exemplo que ilustra o seu ponto, como o declínio eventos sociais com vários amigos em comum. Adicione quaisquer detalhes pessoais que se comunicam sua proximidade com o seu amigo e sua preocupação genuína para o seu bem -estar. Se ele quer compartilhar uma experiência , ouvir e não interrompa.
5
Sugerir ele procurar ajuda para o que está perturbando ele. Diga a ele que você não precisa conhecer os detalhes, mas você está preocupado com sua felicidade. Se você mesmo ter ido à terapia, transmitir a sua experiência pessoal e descrever como ele te ajudou . Ofereça-se para acompanhar o seu amigo a uma clínica ou um terapeuta para prestar apoio durante este momento difícil . Acalme seus medos do desconhecido e assegurar-lhe que você está apenas pedindo-lhe para obter ajuda porque você se importa com ele.