Um efeito emocional comum de mudança é se sentir impotente sobre a situação. A pessoa pode sentir uma sensação de perda e desespero, e pode sentir medo sobre adaptação à mudança. Desamparo é freqüentemente associada com sentimentos de incredulidade e negação, e da incapacidade de compreender qualquer resultado positivo.
Anger
raiva e culpa são reações comuns de curto prazo para mudar que está além controle de uma pessoa.
mudança que está além do controle de uma pessoa pode fazer com que alguém se tornar irritado e agressivo . Ele pode mostrar resistência para a mudança e argumentar contra ela . Uma pessoa com raiva geralmente não pode ver as razões racionais para a mudança, e se recusa a aceitá-la. Ele também pode tentar culpar alguém ou alguma coisa para que as mudanças forçadas em sua vida. A raiva ou agressividade é muitas vezes um efeito emocional de curto prazo.
O stress ea ansiedade
Estar exposto à mudança pode resultar em diferentes níveis de estresse e ansiedade, que pode variar de curto e longo prazo. Esta é uma resposta comum quando uma pessoa experimenta uma grande mudança de vida , como a morte de um ente querido ou a perda de um emprego. Dependendo da natureza da alteração e do indivíduo , stress e ansiedade pode ser experimentado com intensidades diferentes e de formas diferentes . A reação emocional de ansiedade e estresse pode afetar uma pessoa psicologicamente e socialmente , bem como fisicamente , em sua maioria de forma negativa .
Excitação
Chegada da mudança pode trazer com que uma reação emocional de excitação, o que sugere que a alteração foi aceite . Este efeito ocorre geralmente após um período de apreensão ou raiva. Excitação pode significar que a pessoa está pronta para abraçar a mudança , ele tem uma visão e está ansioso para o futuro
.